
O propósito desta reunião foi expor ao Estado, a preocupação do vereador com espaço ocioso que existe no bairro Morada do Vale I. Há quase uma década, a antiga sede da escola estadual no bairro, está num completo abandono. Buscando mudar esta realidade, Cau Dias propõe que o local seja utilizado para o desenvolvimento de projetos sócio-educativos na comunidade.
Para isso, o vereador procurou a Instituição Nazaré, vista como referencia pelo trabalho desenvolvido na capital. Onde executa, com êxito, projetos de educação infantil, trabalhos educativos e serviços de assistências sociais. Prevendo o restabelecimento social, comunitário, escolar e familiar, através de ações de aproximação da família ao projeto. Baseado nisso, o instituto tem interesse em assumir a área e aplicar os projetos sócios educativos.
O Diretor Glauber Lima mostrou-se interessado pela proposta apresentada pelo vereador. Então, seguindo as orientações do Departamento de Articulação dos Municípios, Cau Dias agendou reunião com a Coordenadora Regional de Educação de Gravataí, Rose Mary de Freitas da Silva, para discutir detalhes do projeto.
“A grande importância dos projetos nas comunidades é a socialização de indivíduos afastados da própria realidade. Outra característica é a forma como se muda um ambiente depois que se começa um trabalho social, seja ele de qualquer natureza. É o que chamamos de “plantar a semente”, mostrar às pessoas que elas são capazes de melhorar o mundo em que vivem”, disse Cau Dias.
