terça-feira, 20 de abril de 2010

Cerâmica, 60 anos de história

O sonho de um grupo de amigos completou 60 anos de realidade, comemorados na noite desta segunda-feira(19) junto ao Estádio Vieirão. O evento contou com a presença da diretoria, jogadores, colaboradores e patrocinadores do Cerâmica Atlético Clube.

Fundado em 19 de abril de 1950 por funcionários da Cerâmica de Gravataí para ser um espaço alternativo e popular para a prática do futebol, o time ceramista vive hoje dias melhores, profissionalizado e buscando uma vaga na primeira divisão do futebol gaúcho.

As seis décadas de história foram coroadas há três anos, quando a equipe ingressou no futebol profissional. De lá para cá já eliminou equipes como Grêmio, Internacional e Novo Hamburgo além de ter entre suas credenciais o vice-campeonato da Copa Lupi Martins, em 2008. Os tempos de jogar por jogar passaram.

Sob a batuta do presidente Décio Becker, o Cerâmica foi revigorado com um projeto de clube-empresa, administrado dentro de padrões de qualidade na gestão, planejamento estratégico e metas dentro das quatro linhas e também no campo social. Uma mudança radical em relação aos velhos tempos, quando era mantido com recursos doados por seus jogadores. Nos próximos dez anos a diretoria quer tornar o clube um modelo de organização esportiva, além de ingressar na primeira divisão futebol gaúcho e conquistar um título em competição nacional pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Parece uma meta ambiciosa, mas na sede da José Loureiro estão os profissionais e ferramentas de gestão adequados para atingir os objetivos propostos. Estrutura é o que não falta dentro dos muros do Vieirão.

Os atletas têm à disposição os departamentos de Fisiologia, Nutrição, Fisioterapia, Assistência Social, Academia, sala de jogos, piscina e telecentro. Além disso, a agremiação possuiu uma casa para o alojamento dos atletas oriundos de outras cidades e estados, além de uma concentração.

Para reforçar o suporte à formação e qualificação dos atletas, está em construção o novo centro de treinamento de atletas, com capacidade para cinco campos de futebol. Décio Becker e os demais integrantes de sua diretoria querem também um time vitorioso no campo social. Para isso, mantém núcleos esportivos no Caveirense, Portinho, Vila Elisa, Sesi Gravataí e SESI Cachoeirinha.

São parceiros dessa iniciativa, entidades como Sesc, Senac, Senai, Sesi e Ulbra. O projeto atende meninos e meninas dos seis aos 15 anos, distribuídos nas categorias Fraldinha, Pré-mirim, Mirim, Infantil e Infanto-juvenil. As aulas são ministradas nas terças e nas quintas-feiras, no turno inverso à aula. Os alunos recebem o uniforme de treino e de jogo, além de terem à sua disposição professores e todo o material necessário para o aprendizado. O Cerâmica não cobra mensalidade dos participantes.
(clique na foto para ampliar)