domingo, 23 de maio de 2010

Morada do Vale celebra Santa Rita de Cássia


O amor e a devoção à Santa Rita de Cássia levaram inúmeros fiéis na igreja da padroeira do bairro Morada do Vale I. Local que, na manhã deste domingo (23), celebrou-se a tradicional missa em louvor à santa.

Ao meio dia, no salão comunitário, foi promovido um grande almoço para a comunidade presente. Entre os presentes, estavam o vereador Cau Dias (PT) e o ex-prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski (PT).

Provações de Santa Rita de Cássia

Filha única, foi mãe, viúva, religiosa e estigmatizada, nasceu em maio do ano 1381. Rita foi posta à prova por sua Madre Superiora. Para colocar à prova a obediência da noviça, a superiora do convento ordenou-lhe que regasse de manhã e à tarde um galho seco, provavelmente um ramo de videira ressequido e já destinado ao fogo. Rita não ofereceu dificuldade alguma e de manhã e de tarde, com admirável simplicidade, cumpria essa tarefa, enquanto as irmãs a observavam com irônico sorriso. Isso durou cerca de um ano, segundo algumas biografias da santa. Rita o fez obedientemente e de boa maneira. Uma manhã, a planta se havia convertido em uma videira com flores e deu uvas que se usaram para o vinho sacramental. Desde esse dia segue dando uvas.

Veja imagens do evento:
(Clique na foto para ampliar)