Nesta quinta-feira (23) foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto de lei, de autoria do vereador Cau Dias (PSB), que declara integrante do patrimônio histórico, cultural e natural do Município, o RIO GRAVATAÍ, localizado no Município de Gravataí.
A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí possui uma área de aproximadamente 2.020 Km2, abrangendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Porto Alegre e pequena contribuição de Taquara.
O Rio Gravataí é a principal alavanca para o desenvolvimento de toda a região. Deste manancial hídrico é realizada a captação de água para o abastecimento público de quase 1 (hum) milhão de pessoas.
Segundo o vereador, este projeto de Lei, tem o objetivo de transformar o rio, que dá nome ao Município, em patrimônio cultural, haja visto a sua importância ao longo da história e da formação dos povoamentos que deram origem a esta localidade, que se iniciou as suas margens e do qual a até os dias de hoje utilizam de suas riquezas para sobreviver e progredir.
Informa também que a preservação do Rio Gravataí não pode ser somente um sonho dos ecologistas, mas uma batalha que cada morador da região, cada industrial, cada agricultor, que cada cidadão deva seguir, tendo a consciência de sua importância. "Temos a obrigação de manter a vida e geografia do nosso rio", declarou o vereador.