O Vereador Cau Dias (PT) esteve, nesta sexta-feira (3), realizando uma visita cortesia ao Promotor de Justiça, Daniel Martini, da Promotoria de Justiça Especializada de Gravataí (RS).
Na oportunidade, o vereador apresentou o projeto de Lei Portal da Transparência, que ainda tramita na Câmara Municipal. Assim que aprovado, deverá ser implantado nos poderes Legislativo e Executivo da cidade.
Cau Dias destaca que diversas instituições públicas brasileiras vêm seguindo o principio da transparência. Afirma que já não são raros os parlamentos ou governos, que adotaram, ou que estudam a melhor maneira para adotar a rede mundial de computadores (internet), para a divulgação de suas ações, atividades, notícias, receitas financeiras, execuções orçamentárias, licitações e composição de seu quadro funcional.
- Respeitando a individualidade dos dois poderes, tenho a convicção que ambos têm o mesmo objetivo, a busca do bem comum. Desta forma, parabenizo a iniciativa do vereador Cau Dias pela elaboração do presente projeto de Lei. Assim que aprovado e implantado, será de grande valia ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. Trazendo agilidade e rapidez na busca de informações das ações adotadas pelas instituições públicas – afirmou Daniel Martini.
O Portal da Transparência na Prefeitura Municipal, trará informações referentes as despesas que abrangem os órgãos da Administração Direta, Indireta, Autarquias, Fundações e Empresa de Economia Mista Municipal. No Legislativo objetivo será o mesmo.
Também foram tratados assuntos diversos de amplo interesse da comunidade gravataiense. "Coloco meu gabinete na Câmara de Vereadores a disposição do Ministério Público”, finalizou Cau Dias, que agradeceu a receptividade.