Neste final de semana, dias 18 e 19 de julho, o vereador Cau Dias (PT) e o ex-prefeito Sérgio Stasinski (PT), participaram 19º Encontro Estadual Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, que ocorreu no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.
Cau Dias, Stasinski e Schumacher, vereador de Alvorada
Com a presença de mais de 1.100 delegados, o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi aclamado como candidato do partido para concorrer ao Palácio Piratini. Os outros dois pré-candidatos, o deputado Adão Villaverde e o prefeito Ary Vanazzi abrirão mão de disputar no voto a indicação do ministro.
Na oportunidade também foi discutida a política de alianças, que definiu aproximação com aliados históricos, partidos que compunham a Frente Popular como PC do B, PSB e PDT. Em relação do PTB, ficou definido que as conversas ficarão condicionadas à saída da sigla do governo Yeda e à adesão ao programa de governo da Frente Popular. As conversas com os demais partidos serão conduzidas pela direção do PT a partir de um calendário definido pela Executiva Estadual.
Olívio Dutra, presidente do partido, destacou que a formação de uma frente para enfrentar o desgoverno no Rio Grande “será buscada já no primeiro turno, e assim para promover o desenvolvimento sustentável e com o protagonismo do povo gaúcho a partir de 2010”.
Veja mais algumas imagens do evento: