terça-feira, 1 de junho de 2010

Gravataí terá depósitos para o recolhimento de pilhas

O projeto de lei que dispõe sobre o descarte e a criação de depósitos para o recolhimento de pilhas e baterias usadas, de autoria do vereador Cau Dias (PT), foi aprovada por maioria dos votos.

Ao todo, foram nove votos favoráveis, sendo eles de: Cau Dias (PT), Marcio Souza (PT), Levi Melo (PMDB), Roberto Andrade (PP), Nadir Rocha (PMDB), Bernardo Nunes (DEM), Acimar Silva (PMDB), Vail Correa (PTB), Ricardo Canabarro (PV). Já os quatro votos contrários foram de Carlito Nicolait (PT), Airton Leal (PT), Tânia Ferreira (PT) e Carlinhos Medeiros (PT).

A proposição do vereador é baseada em estudos que demonstram que estes metais, longe de decomporem-se rapidamente, contaminam o solo e a água, e, consumidos por animais, contaminam também toda a cadeia alimentar, que estes animais compõem, incluindo peixes, aves e mamíferos. Chegando ao homem, esses metais são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos.

“A população está a cada dia mais sensibilizada com os problemas gerados pelo acúmulo de lixo produzido em nossa sociedade. A crescente falta de locais apropriados para a destinação do lixo, especialmente nos centros urbanos, e, sobretudo, os danos provocados ao meio ambiente por conta do descarte de materiais danosos, tais como metais pesados, vêm trazendo oportunos debates. Por este motivo, este projeto de lei tem o propósito de contribuir na luta pela preservação ambiental”, declarou Cau Dias.