quarta-feira, 30 de junho de 2010

Premiação em prol do meio ambiente

Nesta terça-feira, 29, a Câmara de Vereadores de Gravataí premiou as organizações que colaboram com o meio ambiente através de projetos que visam o mundo sustentável.
A premiação se dá conforme a resolução 008/2009, a qual institui o certificado denominado “Selo de Compromisso Ambiental”. Conforme a resolução, o Legislativo Municipal entregará o prêmio àqueles que adotam medidas de preservação, proteção e recuperação do meio ambiente em suas atividades, realizando ações que tenham por objetivo o desenvolvimento sustentável do município e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.
As organizações ganhadoras do prêmio são divididas nas seguintes modalidades: empresas, estabelecimentos comerciais e de serviços, instituições de ensino, órgãos públicos e sociedade civil organizada. Conheça as organizações vencedoras de 2010 e seus respectivos projetos
Entidade: Carlos Becker Metalúrgica Industrial Ltda. Projeto: Vida e Sustentabilidade AmbientalO projeto tem como visão obter um melhor aproveitamento e destinação dos resíduos não-tóxicos da empresa. A instituição procura disseminar a cultura da coleta seletiva dentro da própria organização, desde o armazenamento até a destinação final do lixo. Para colocar em prática, a empresa tem hoje um grupo que coordena os procedimentos, garantindo o melhor aproveitamento dos materiais descartados, com melhoria nos processos e também custos mais baixos de descarte. Alguns resíduos, como os vegetais, são utilizados como compostos orgânicos na horta da própria empresa. Outros são separados e tratados por empresas parceiras que fazem a coleta e a reciclagem.

Entidade: Bike dos Anjos Projeto: Projeto de Prestação de ServiçoA Bike dos Anjos é uma agência de bike-boys, uma alternativa eco eficiente aos serviços de tele-entrega que, na maior parte, são feitas por motocicletas, que poluem mais que os carros, tanto contribuindo para o aumento do efeito estufa emitindo CO², quanto sonoramente com o barulho produzido por suas surdinas. A bicicleta leva vantagem por sua mobilidade, economia de espaço e de combustíveis e matérias primas, tornando-se um meio de transporte muito mais econômico financeiramente e ecologicamente, além de ser prático, rápido e um incentivo ao esporte.Um empreendimento verde deve atender à chamada tríplice da sustentabilidade: sócio-econômico-ambiental. A empresa além de fazer um serviço que não polui, incentiva o esporte e ciclovias, se propõe a fazer projetos nesses segmentos e é uma alternativa de serviço para as empresas que querem economizar nos custos e colaborar com o meio ambiente.

Entidade: Centro de Educação Infantil Mamãe Coruja Projeto: Corujinhas do Meio Ambiente
O projeto “Corujinhas do Meio Ambiente” propõe formar alunos atuantes e conscientes da importância da preservação do meio ambiente,bem como mostrar o quanto isso está diretamente ligado à preservação da vida em nosso planeta, mobilizando suas famílias, parceiros e a comunidade em geral. A Mamãe Coruja deseja, através de ações simples, minimizar os danos causados pelo próprio homem à natureza. Entende que educando crianças atuantes na preservação estará multiplicando o número de indivíduos atentos às espécies, hoje e no futuro. O nome do Projeto está ligado à conotação, como corujinhas cuidadoras, orgulhosas e inteligentes, atentas ao meio ambiente que possibilita a vida, a existência delas.

Entidade: Colégio Fundação Bradesco Gravataí Projeto: Educando para a sustentabilidade
A Fundação Bradesco Gravataí tem como um de seus princípios a formação de cidadãos conscientes no que diz respeito à questão ambiental e de sustentabilidade do planeta, a fim de que não faltem os recursos naturais para as gerações futuras. Enfatizando esse tema, a escola realiza desde 2008 um projeto coordenado pelo setor de Educação Ambiental da instituição, com o intuito de reduzir, reciclar e reutilizar todo o lixo gerado pela instituição. A partir de 2009, entretanto, novas ações foram implementadas, atendendo a demanda de dois tipos de resíduos que atualmente merecem atenção quanto ao seu descarte: óleo de cozinha e latinhas de alumínio.
Para o recolhimento do óleo de cozinha, foi iniciada a campanha “Troque seu óleo por uma muda de árvore nativa”. Além da campanha, uma das ações mais significativas da instituição é o Dia Nacional da Ação Voluntária (DNAV), que este ano arrecadou mais de 25 mil latinhas de alumínio, as quais foram doadas para a Associação Canoense de Deficientes Físicos, a ACADEF, para a aquisição de cadeiras de roda, muletas, bengalas entre outros materiais.
Todas as atividades têm participação ativa dos alunos da escola, especialmente da Patrulha Ambiental, um grupo de alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, além do grupo de GERAÇÃO Brasil, formado por alunos do 8° ao 1° ano do Ensino Médio. Além dessas ações, sobressaem-se as oficinas e atividades relacionadas à reciclagem, horticultura, jardinagem e plantio de espécies nativas no viveiro florestal escolar as quais são estendidas a todos os alunos da instituição.
Entidade: Associação Onda Socioambiental do Brasil Projeto: Reciclar é simples: na onda do sabão ecológicoEste projeto tem como objetivo combater um problema que está enraizado no cotidiano de grande parte das famílias e algumas outras instituições: o inadequado descarte do óleo vegetal. Lançando mão do método mais puro para a fabricação de sabão, o projeto “Reciclar é simples: na onda do sabão ecológico” recicla 100% do óleo vegetal saturado, evitando que este seja dispensado no meio ambiente.A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras experiências têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a moderação dos recursos naturais, além de possibilitar melhoria no bem-estar da comunidade e, em muitos casos, gerar uma oportunidade de economia financeira.Através do envolvimento de seus voluntários, aliança e parceria, a Onda Socioambiental do Brasil articula atividades em escolas e praças de toda a cidade. Levando, de forma lúdica, conscientização às crianças, jovens e adultos, disseminando assim a cultura da sustentabilidade e agregando voluntários para multiplicar este trabalho.O projeto vem sendo realizado há mais de um ano e meio no município de Gravataí em ações comunitárias promovidas por escolas, instituições parceiras e a própria Associação, totalizando mais de dez eventos.O principal objetivo é contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes e lagoas de nosso município e região, evitando mais poluição pelo óleo vegetal.