quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cau Dias quer conceder título de Cidadão à Manoel dos Santos Neto

O vereador Cau Dias (PSB) protocolou, nesta quarta-feira (27), projeto de Decreto Legislativo para conceder o título de Cidadão Gravataíense para Manoel dos Santos Neto, proprietário do Xis Mano Bar e Restaurante, da parada 61. O projeto deve ser lido na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal e, assim que aprovado, será realizada solenidade no dia 18 de outubro de 2011.

"Pela sua trajetória de vida, superação, por seu êxito em nossa cidade e todos estes predicados se aplicam quando se concede a um homem o título de cidadão de um município. E esta é a mais alta comenda que uma cidade pode oferecer a alguém que não tem medido esforços para que sua gente tenha orgulho de sua existência", explicou Cau Dias.

Manoel e sua vida em Gravataí:
Manoel dos Santos Neto, 51 anos, é natural do município de Santa Rosa do Sul do Estado de Santa Catarina. É casado com Elisabete de Jesus da Silva Neto há 24 anos. É pai de Diego Julho da Silva Neto, Lucas Fernandes da Silva Neto e Manuela da Silva Neto. Já é avô do netinho Pablo Neto.

Manoel saiu de Santa Catarina em 1976, onde viveu até os 15 anos para tentar a vida junto com a família aqui em nossa querida Gravataí/RS. Filho de Osvaldir Fagundes Neto e Ilma dos Santos Neto e irmão de Cleoni Neto, Marilene Neto e Jairo Neto, aos 20 anos de idade auxiliava o pai, “Olvaldo Pedrerio” como era conhecido, em obras de construção civil.

Em 1982 resolveu montar seu próprio negócio. Comprou seu primeiro trailer para venda de lanches, que ficava localizado na esquina da Rua Santo Antônio com a Avenida Dorival Cândido de Oliveira. Porém, permaneceu apenas 5 meses neste local.

Em 1983, Manoel levou seu trailer para Parada 61. Seus lanches fizeram tanto sucesso que permanece com seu estabelecimento há 28 anos no mesmo endereço. Hoje com espaço confortável e agradável para seu público, Xis Mano é uma das lancherias mais lembradas de Gravataí.

Manoel também é um cidadão muito querido pelo amigos. Acampamento, pesca e até encontro de motociclistas, são algumas de suas paixões. Por este motivo, Manoel faz questão de lembrar dos amigos que o acompanham em todas essas atividades: Anildo Adriano (in memoriam), Sérgio Dias (in memoriam), Gian, Ernani, Dilamar, Sandro, Dionizio, Décio, Capão, Martini, Pedro, Manguaça, Mauricio, Paulão, Paulo, Toninho, entre outros.